ASSOCIAÇÃO CASA SANTO ANDRÉ
ACOLHENDO E CUIDANDO DE QUEM MAIS PRECISA
Um pouco da História
Fundada em 2005 pelo Prof. Ribamar de Moraes a casa Santo André- entidade sem fins lucrativos- foi transformando-se no decorrer do tempo em uma instituição referência em atendimento às pessoas em situação de rua do Distrito Federal. A partir de 2013 o seu trabalho despertou a atenção do Governo do Distrito Federal e foi convidada a executar o programa cidade acolhedora em que o GDF tem como objetivo ser referência em atendimento a esses cidadãos no Brasil.
Hoje, nas ruas de todo o Distrito Federal existem 30 equipes de Abordagem e cada equipe é composta por um Assistente de Coordenação ou Chefe de Equipe (preferencialmente Assistente Social), dois Orientadores Sociais, um Facilitador (pessoa que já vivenciou a situação de rua). As equipes utilizam, para o serviço de abordagem, um veículo tipo Kombi e são dividas em duas Regionais (Regional Sul e a Regional Norte). O motorista faz parte da equipe.
O Serviço de Abordagem atua de segunda a segunda (08:00h às 20:00h) e inclusive durante a noite (19:00h às 07:00h), permitindo a intervenção em casos de exploração sexual comercial de crianças e adolescentes. Além disso, funciona como estratégia de busca ativa para cadastramento dessa população em situação de rua, visando a garantir seu acesso a direitos socioassistenciais.
Com a grande procura das pessoas em situação de rua pelo acolhimento, a partir de outubro de 2013 foi firmado o convênio do acolhimento com a Associação Casa Santo André para a oferta de 250 vagas de acolhimento para pessoas adultas desacompanhadas (homens, mulheres, idosos) e mulheres com crianças até 11 anos, 11 meses e 29 dias. A ampliação tem como objetivo assegurar acolhimento de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade, bem como acompanhamento psicossocial visando à reinserção familiar e/ou comunitária dos acolhidos.
No mês de outubro de 2014 com a renovação do convênio do Acolhimento para um melhor atendimento, o número de vagas reduziu de 250 vagas para 220 vagas para melhor atender os acolhidos.
Atualmente a Casa Santo André conta com oito casas de passagem no DF e entorno, duas bases de apoio para abordagem de pessoas em situação de rua, 220 pessoas acolhidas, 100 pessoas atendidas diariamente nas ruas; 315 colaboradores. Conta ainda com um Centro de Inclusão Digital em parceria com o CRC (Centro de Recondicionamento de Computadores) Senai, Focus, Papelaria “J”, TSI-Informática e Inovarte visando a inclusão digital dos acolhidos e a população mais necessitada do Gama. Em breve, será inaugurado o Centro Cultural de Bom Princípio no Piauí, que atenderá jovens e adolescentes de baixa renda daquele município.
Para que todas essas obras e ações sejam concretizadas, a instituição conta com a parceria da SEDHS- Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano e Social e de associados e voluntários.
VISÃO
Ser uma instituição reconhecida no Distrito Federal, como uma instituição empenhada na resolução de demandas de pessoas em situação de rua, assim como de dependentes químicos e pacientes com câncer.
MISSÃO
Atender com excelência as pessoas em situação de rua, assim como dependentes químicos, oferecer-lhes acolhimento digno e confortável, promover a emancipação, retorno ao local de origem, devolver a dignidade da pessoa humana, reconstruir e fortalecer vínculos familiares bem como proporcionar apoio ao paciente carente com câncer.
VALORES
· Respeito
· Compromisso
· Responsabilidade Social
· Transparência
· Verdade
· Integridade
Contatos
Casa Santo André Sede:
Endereço: Q. 07 – AE – Lt. AB – Setor Sul – Gama - Brasília - DF. Telefone: (61) 7818-5044 e (61) 3384-4574
Outras informações e endereços favor acessar o site: http://www.casasantoandre.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/AssociacaoCasaSantoAndre